Saias Tulipas

Gente, desculpa a sumida de um dia, mas tô me recuperando de uma gripe...affffff

Segue uma matéria sobre as saias tulipas.

São Paulo, 27 (AE) - Elas levam o nome de flor não é à toa. Com a cintura marcada, leves pregas que criam volume na região do quadril e a barra sutilmente afunilada na altura dos joelhos, as saias tulipa já fazem parte do guarda-roupa de muitas mulheres.

Mais curtas ou longas, com a cintura alta ou marcada, amplas ou retas, a construção deste tipo de peça é geralmente desenvolvida em moulage, ou seja, tridimensionalmente, com modelagem feita sobre o próprio manequim. 
 

A stylist e pesquisadora Mariana Rachel Roncoletta, professora dos cursos de Design e Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi, explica que qualquer pessoa pode usar a saia tulipa e de diferentes maneiras. Na opinião de Mariana, o mais importante é compor o look, se olhar no espelho, e gostar do que vê. "A moda é uma forma de se expressar", destaca. 
 
O estilista Lorenzo Merlino, professor do curso de moda da FAAP, ressalta que as mais gordinhas precisam tomar cuidado com as saias de modelagem mais afunilada e com pregas diagonais, que podem aumentar ainda mais o volume na região do quadril. 

Merlino recomenda combinar as saias tulipa com blusas mais sequinhas e colocadas por dentro da peça. Já nos pés, vale tudo. "O salto alonga a perna. Pessoalmente, prefiro sandálias e sapatos mais abertos", comenta Merlino.

Mariana sugere as ankle boots (botas curtinhas, na altura do tornozelo, que são um hit da estação) e o calçado do tipo meia-pata, para quem gosta de andar nas alturas. "Para quem prefere sapatos baixos, indico uma boa sapatilha", diz. No trabalho ou na balada, as saias tulipa entram em qualquer ambiente, já que são elegantes e sofisticadas. 

A dica é sempre tomar muito cuidado com as estampas, cores, tecidos e modelagem das saias para conseguir combinar tudo da melhor maneira possível. "A ditadura da moda acabou nos anos 1980. Nós estamos em 2010. Seja quem você quiser, mas com bom senso", conclui Mariana. 

Saia nasceu em 1957
 

O estilista francês Pierre Cardin inventou a saia tulipa em 1957, época em que foram criados a minissaia e o vestido trapézio. A década ficou conhecida como era das experimentações. E, como a moda é cíclica, as saias em formato de tulipa invertida estão de volta!

4 comentários:

Postar um comentário

Receber um comentário seu melhora muito nosso cantinho!!!

Ctrl Moda © Copyright 2012. Tecnologia do Blogger
By Iâni Naíra